quinta-feira, 10 de maio de 2012

Guia SESI de investimento cultural.

Apesar do o Guia do Sesi ter sido feito e lançado em 2007, ele contém muita informação interessante para os profissionais da gestão e produção cultural. Trata-se de cinco publicações interdependentes e complementares e visa contribuir para a sistematização e a disseminação de conteúdos fundamentais para subsidiar a gestão cultural.

Em uma sociedade desigual, o investimento em ações inclusivas é uma solução para democratizar o consumo e as criações culturais enquanto direito de todo cidadão. A demanda existe – o desafio é estruturar projetos culturais com formato e metodologia adequados. Você encontrará dicas e orientações para isso no Guia SESI de Investimento Cultural.

Conheça as publicações clicando no link de cada guia a seguir.
Tecnologia Sesi Cultura e as leis de incentivo à cultura.

Entendendo as dificuldades do planejamento e gestão de um projeto cultural, o SESI preparou um documento que se preocupa em capacitar o leitor. Além disso, enumera os possíveis obstáculos à implementação do investimento cultural e propõe estratégias (guia 1).
O desafio de elaborar e viabilizar projetos culturais sob as diretrizes da tecnologia Sesi Cultura.

Comprometido com a capacitação e profissionalização de seus agentes culturais, o SESI preparou este caderno para orientar a elaboração de projetos culturais. Você conhecerá os principais subsídios para elaborar e definir o orçamento, além de conhecer o processo de tramitação e captação de recursos (guia 2).
Glossário de Cultura.

Reúne os principais termos e temas envolvidos no processo cultural. Além do despertar crítico para a realização de novos projetos, o objetivo deste documento é também ajudar na capacitação de atores sociais para a promoção de ações, no campo da cultura, alinhadas às metas do SESI (guia 3).

Estudos das leis de incentivo a cultura (I e II).

Esse volume do guia está divido em duas partes: Uma Pesquisa Comparativa e A Legislação e Dados Básicos. A primeira se concentra em analisar as leis de incentivo nas esferas estadual e municipal. Já a segunda parte expõe as leis de criação e instituição do incentivo cultural. Mapas e tabelas ilustram o desempenho do investimento em cultura regionalizado (guia 4 parte I e parte II).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...