segunda-feira, 25 de junho de 2012

Centro de Memória Bunge lança Manual de Propriedade Intelectual.

Centro de Memória Bunge, da Fundação Bunge, acaba de lançar um Manual Prático de Propriedade Intelectual, uma ferramenta didática de instrução para uso de seu acervo, onde o leitor poderá adquirir conhecimento sobre direitos de propriedade intelectual e de personalidade. O lançamento aconteceu em São Paulo, no dia 22 de junho, com palestra da advogada e especialista em direitos autorais Patrícia Peck para convidados.

Desenvolvido pelo escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados, com apoio do departamento jurídico da Bunge e da equipe do Centro de Memória Bunge, o manual tem linguagem simples e objetiva com orientações de acordo com a legislação brasileira de propriedade intelectual, em especial a Lei 9.610/98. Ele será compartilhado com pesquisadores internos e externos e outras instituições e pessoas que trabalham com gestão de acervos documentais históricos e poderá ser acessado na intranet da Bunge Brasil e pelo portal da Fundação Bunge http://www.fundacaobunge.org.br/biblioteca-bunge/

Com a consulta ao Manual, o pesquisador irá compreender a metodologia usada quando fizer uso de material disponível no acervo do Centro de Memória Bunge e entender para quais finalidades determinados conteúdos poderão ou não ser utilizados, observando eventuais limitações de uso ou precauções recomendadas.

O Manual é complementado pelo Sistema de Recomendação de Risco, um aplicativo totalmente adaptado às características específicas do Centro de Memória Bunge, que visa a facilitar a avaliação das restrições de usos para qualquer item do acervo do Centro de Memória Bunge.

O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 pela Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil. Trata-se de um dos mais ricos acervos de memória empresarial do país, com informações sobre a história da indústria e do agronegócio brasileiros, da arquitetura, do design, do marketing e da propaganda. São mais de 200 mil imagens, 1.300 caixas com documentos textuais, 3 mil filmes e mais de 1.200 peças tridimensionais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...