segunda-feira, 25 de junho de 2012

III Congresso de Cultura e Educação para Integração da América Latina.

 
O III CONGRESSO DE CULTURA E EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA (III CEPIAL), a ser realizado em Curitiba, na Reitoria e no Prédio Histórico da UFPR, entre os dias 15 e 20 de julho de 2012, é a versão atualizada de 2 grandes congressos anteriores, realizados pelas Universidades Públicas Estaduais Paranaenses e coordenados pela Casa Latino-Americana (CASLA) – I e II CEPIAL – 1992 e 1994, localizados respectivamente em Marechal Cândido Rondon e em Maringá, ambos no Paraná, com o apoio e colaboração de múltiplas instituições governamentais e não-governamentais

Com a inspiração de semear novos rumos, este evento pretende debater os principais problemas apresentados e vividos atualmente pelas sociedades latino-americanas, partindo-se da própria perspectiva da integração, tendo como pilares desse processo a educação e a cultura.

Um novo cenário político se inicia na América Latina, cenário que pode ser propício para desenvolver um projeto que sirva de base concreta para discutir alternativas de integração, onde os povos sejam partícipes e não simplesmente observadores sem rosto.

Sociedades heterogêneas como as latino-americanas devem também debater aspectos centrais de suas identidades, na perspectiva da interculturalidade.

Historicamente marcada pela desigualdade, dependência e subdesenvolvimento, América Latina convive hoje com novos tempos, cujos sopros nos inspiram a pensá-la metaforicamente com a imagem do dente-de-leão (em português) ou do panadero (em espanhol), que serve de logomarca ao congresso e que se dissemina com o simples sopro. É uma flor democrática, prolífica e generosa que nasce espontaneamente em qualquer lugar dos campos e das cidades e está ao alcance de qualquer criança para soprá-la aos quatro ventos. (Saiba mais)
 
 
(Fonte: CEPIAL)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...