quarta-feira, 27 de junho de 2012

SESC Lança anais do seminário "Cultura e Transformação Urbana".

Foi lançado dia 20/6, 20h, no SESC Belenzinho, o resultado do Seminário que aconteceu ano passado, na mesma unidade, e que discutiu a interação entre os equipamentos culturais e as cidades.

O Seminário Internacional Cultura e Transformação Urbana, sob a curadoria de Ana Carla Fonseca e realizado no SESC Belenzinho entre os dias 22 e 23/11/2011, teve como objetivo criar um amplo fórum sobre os rumos e as possibilidades das políticas e práticas culturais, realizadas não só sob a perspectiva dos equipamentos a elas destinados, mas de cidades e comunidades nas quais eles se inserem.

As discussões e bate-papos promovidos pelo seminário analisaram e debateram o impacto dos festivais e equipamentos culturais nas cidades onde estão inseridos. Quais os processos de parceria, envolvimento comunitário e governança que mais contribuem para reforçar essa relação? Quais as estratégias, as ações, os indicadores e os levantamentos de impacto realizados por alguns dos mais referenciais projetos culturais do mundo? Como utilizá-los para engendrar um processo de transformação urbana, evitando que levitem sobre a cidade, sem vincular-se a ela? Essas e outras questões serão aprofundadas em oito casos que se tornaram ícones no mundo.

Dada a relevância dos debates e tendo em vista a importância da participação de convidados brasileiros e estrangeiros, com experiência diferenciada na gestão de políticas culturais, o conteúdo produzido pelo seminário foi compilando e é publicado sob a forma de anais.

Seguindo a estrutura do Seminário, o livro está dividido em quatro temas, com artigos assinados por cada um dos seguinte participantes:
- Rede de Equipamentos Culturais, com Diretor Regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda e de Jorge Melguizo (Ex-Secretário de Cultura e Secretário de Desenvolvimento Social BibloRed Parques e Bibliotecas, de Bogotá, Colômbia);

- Novos usos do Patrimônio e Diálogos com o Entorno, com Olivier Caro (Chefe de Projetos da Secretaria de Cultura da I'lle de Nantes, França) e Donald Hyslop (Chefe de Parcerias e Relações com a Comunidade Tate Modern Gallery , em Londres, Inglaterra);

- Ícones Culturais de Transformação Urbana, com Roberto Goméz de la Iglesia (Consultor Diretor da C2+I - cultura, comunicación, innovación, de Bilbao, Espanha) e Stephane Lavoie (Diretor Geral – TOHU, de Montreal, Canadá);

- Festivais Internacionais com Essência Local, com Faith Liddell (Diretora do Festival de Edimburgo, em Edimburgo, Escócia) e Mauro Munhoz (Diretor da FLIP- Festa Literária de Paraty, em Parati, Brasil).


(Fonte: Portal do Sesc)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...