segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Panorama Setorial da Cultura Brasileira.


Foi um ano de grande trabalho, dedicação e prazer para chegarmos até aqui. Há muito nos questionamos sobre a ausência de informações no ambiente da cultura e, neste trabalho, conjugamos a nossa vivência em produção cultural e a produção de conhecimento sobre o setor.


O redimensionamento de tempo e espaço, provocado pela evolução tecno­lógica e pela fluidificação da informação, impactou diretamente nos contextos so­ciais, econômicos e culturais. Os relacionamentos e as trocas de informação ga­nharam destaque na sociedade informacional. A cultura, mais do que nunca, é um forte sistema simbólico a permear as interações na sociedade global. Porém, neste contexto, ganha status político e econômico, situando-se como recurso de desenvolvimento socioeconômico. Este contexto, também, reforçou nossa percepção. De fato, o setor cultural carece de informações e de materiais de referência para o planejamento de suas atividades. Esta compreensão nos lançou ao desafio de realizarmos o Panorama Setorial da Cultura Brasileira.


Contribuir com a produção de informações de um setor de atividades que nos formou, nos acolheu e nos fez perceber a necessidade de continuarmos, estudarmos, pesquisarmos mais e, principalmente, partilharmos esses conhecimentos foi o espírito empreendido nesta missão. Se por um lado, a intimidade com o setor nos provocou para este projeto, por outro, nos dificultou por exigir um distanciamento para a observação que só foi possível com a adoção de rigorosas metodologias e contextos bem delineados.


Começamos, assim, com "O Brasil e a Cultura", um resgate histórico da cons­trução política que nos fez chegar até o momento e, na sequência, um "Mapa conceitual" com a apresentação das perspectivas que nos nortearam nesta pesquisa. Em "Como foi feito o Panorama Setorial da Cultura Brasileira", estabelecemos a gradua­ção de todo o trabalho, seus componentes e suas intenções. É nesse capítulo que as abordagens da pesquisa e deste material são apresentadas para que a leitura dos resultados da pesquisa, apresentados após esse capítulo, possa fluir da melhor maneira. Todo o material está entrecortado por experiências e iniciativas culturais, narradas jornalisticamente, que nos servem como inspiração para seguirmos.


Assim como esta pesquisa nos deu a oportunidade de aprendermos e de, mais uma vez, compartilharmos experiências de profissionais admiráveis; produtores, gestores e decisores da cultura; esperamos que estas informações possam contribuir com o aprendizado e com o desenvolvimento dos atuantes da cultura no Brasil.

(por Gisele Jordão e Renata R. Allucci)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...