quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pensamentos e Ações − Seminário Internacional de Cultura e Formação.


Três eixos temáticos nortearão o evento Pensamentos e Ações – Seminário Internacional de Cultura e Formação, que acontece no Itaú Cultural, de 28 a 30 de novembro. Arte e Cultura na Vida das Pessoas; Mediação, Formação e Educação; e Estratégias e Possibilidades. Com o objetivo de discutir formação e arte no Brasil e na América Latina, a partir desses temas, o evento inclui mesas-redondas diárias e painéis de relatos de experiência.

O encontro de três dias terá transmissão ao vivo das palestras e painéis pelo site do Itaú Cultural, com tradução simultânea em português e espanhol. A cobertura do seminário poderá ser acompanhada também pelo blog do evento.

No primeiro dia, 28, a mesa falará sobre Arte e Cultura na Vida das Pessoas, das 16h30 às 19h30. Com mediação de Ilana Seltzer Goldstein, o debate terá como participantes Celio Turino (Cultura Viva e Pontos de Cultura pela América Latina), Jesús Carillo (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, Espanha) e Marcelo Evelin (Núcleo do Dirceu). Turino fará um balanço do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que criou mais de 3 mil Pontos de Cultura em cerca de mil municípios. Jesús Carillo falará sobre a atual crise institucional pela qual estão passando os museus de arte. Já Marcelo Evelin contará sobre a experiência do Núcleo do Dirceu, galpão artístico em Teresina (PI) onde são desenvolvidos diversos projetos e criações comprometidas com a autonomia artística horizontal.

Mediação, Formação, Educação é o tema da mesa do dia 29, com mediação de José Marcio Barros e participação de Francisca Caporali (Ja.Ca – Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia, em Belo Horizonte), Janaína Melo (Escola do Olhar, do Museu de Arte do Rio/MAR) e José Mac Gregor (Instituto de Cultura do Município de Querétaro, no México). Esta mesa propõe uma reflexão sobre o tema em dois eixos: os limites e os alcances da educação não formal e sua relação com a educação formal; e os diferentes agentes que, no mundo contemporâneo, realizam trabalho de formação em arte e cultura.

Mediada por Cibele Rizek, a última mesa, Estratégias e Possibilidades, que acontece no dia 30, os debatedores Carlos Rendon, Fernando García Barros e Ivana Bentes farão uma reflexão sobre metodologias para o desenvolvimento de processos educativos que não eliminem a sensibilidade, a liberdade, a criatividade, a curiosidade, o criticismo e a alteridade. Rendon abordará o projeto Museo y Territorios, estratégia de construção de pontes e de diálogo entre o Museu de Antioquia (Colômbia) e a comunidade. O projeto mARTadero, de Cochabamba (Bolívia), será o caso abordado por Fernando García Barros. Já Ivana Bentes falará sobre os projetos coordenados por ela: Laboratório Cultura Viva, de apoio e fomento à produção audiovisual dos Pontos de Cultura, em parceria com o MinC, e Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ.

Conheça a programação na íntegra .

(Fonte: Itaú Cultural)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...