segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Projeto de Mapeamento do Setor das Artes Cênicas para a Infância e Juventude no Brasil.



Etapa RIO DE JANEIRO/Rio de Janeiro (19) do Projeto de Mapeamento do Setor das Artes Cênicas para a Infância e Juventude no Brasil, que irá acontecer na cidade do Rio de Janeiro de 08/01 a 11/01 no CCBB do Rio de Janeiro.

O nosso projeto de Mapeamento é um projeto inédito no Brasil, e está modificando o pensamento de muitas empresas, editorias de jornais, governos e prefeituras em relação ao nosso segmento. Ele está ajudando a construir uma nova política cultural, e diagnosticando todos os reais problemas que afetam o nosso teatro para a infância e juventude em todo o Brasil. Já estivemos em 18 estados de nosso país, em todas as regiões brasileiras.

O Mapeamento é um projeto extremamente democrático, e é um instrumento que pensa realmente em todo o nosso Brasil, e na inclusão de todos os fazedores, sem distinção. Ele irá gerar um catálogo de luxo e um link na página da Cia Boto_Vermelho - que será atualizado constantemente - , e já tem inúmeros desdobramentos. Ele é um projeto aberto à todos, e que só com a adesão de todos irá aumentar a nossa força.

O Mapeamento no Rio de Janeiro tem o apoio cultural do CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL.

Confirmem, por favor, as vossas presenças através do e-mail: rss014@hotmail.com

Divulguem, por favor, para todos os fazedores de nosso segmento no estado do Rio de Janeiro.

Segue abaixo o histórico do nosso projeto no Rio de Janeiro:

MINISTÉRIO DA CULTURA, PETROBRAS E CIA BOTO_VERMELHO
Apresentam

PROJETO DE MAPEAMENTO DO SETOR DAS ARTES CÊNICAS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE NO BRASIL

ETAPA RIO DE JANEIRO/19

A premiada Cia Boto-Vermelho, radicada na cidade do Rio de Janeiro, realizará nos dias 08/11 a 11/11, a Etapa do Rio de Janeiro do inédito PROJETO DE MAPEAMENTO DO SETOR DAS ARTES CÊNICAS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE NO BRASIL, e para isso gostaríamos de poder contar com a sua participação e colaboração. O projeto é aprovado pela Lei Rouanet, e conta com o apoio e a participação do Ministério da Cultura, através do Secretário Henilton Menezes/Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura/SEFIC, e é patrocinado pelo MINISTÉRIO DA CULTURA e PETROBRAS. Já realizamos com muito sucesso as etapas de Goiás (01), Pernambuco (02), Alagoas (03), Paraíba (04), Distrito Federal (05), Sergipe (06), Bahia (07), Piauí (08), Maranhão (09), Ceará (10) e Paraná (11), Amazonas (12), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (14), Amapá (15), Acre (16) e Roraima (17) -, onde tivemos grande apoio local dos teatros oficiais, das empresas; e atingimos um enorme adesão da mídia de todos os estados visitados.

O projeto de mapeamento é bastante abrangente, e alcança todas as áreas de atuação de um grupo ou cia que trabalha profissionalmente ou amadoristicamente com artes cênicas para a infância e juventude: formação, espaço físico, formas de produção, relação com todas as leis de incentivo, todos os editais, prêmios, temporadas, festivais, penetração na mídia, entre outros. Ele é bastante completo e pretende mapear como é a economia criativa em nossa área de atuação. Apresentando questões que irão colaborar para um diagnóstico completo sobre todos os nossos lados positivos e negativos; e que serão discutidos bianualmente, através de seminários. Foi realizado em 2011 o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE no CCBB/RJ - onde foi idealizado este projeto.

Realizamos nos dias 02 á 05 de agosto de 2011, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE. Os convidados do setor público - Henilton Menezes e Sérgio Mamberti/Ministério da Cultura (Secretaria de Fomento e Incentivo á Cultura e Secretaria de Políticas Culturais), Eliane Grosman/FUNARTE, Alen Aló de Santana Cabral/BR PETROBRAS e Carlos Henrique Casanova/Prefeitura do Rio - e privado - Roberto Guimarães/OI  -, de nosso seminário, se comprometeram naquele momento em dar continuidade ao desenvolvimento do nosso teatro para a infância e juventude no Brasil. Assim sendo, foi criado pela Cia Boto-Vermelho, com o apoio do CCBB/RJ e da RENATIN RJ, o PROJETO DE MAPEAMENTO DO SETOR DAS ARTES CÊNICAS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE NO BRASIL.

O foco principal de nosso encontro, em cada um dos 27 estados, é justamente a questão estadual, que serão somadas e aí teremos o painel nacional. O Mapeamento será feito em todos os 27 estados do Brasil, serão 27 encontros, e cada estado terão seus representantes. Estaremos também no 9o Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, no Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades no Paraná, no Miti em Mato Grosso, no 2o Teatro Infantil do Ceará, entre outros.

O projeto irá gerar um catálogo, um site e o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE.

No Rio de Janeiro contaremos com os seguintes convidados à mesa:

Poder público -

*Representante do Ministério da Cultura -

Luiz Antonio Gouveia de Oliveira - Diretor de Desenvolvimento e Monitoramento da SEC/MINC

*Empresas estatais e privadas -

PETROBRAS - Alena Aló de Santana Cabral - Gerente de Patrocínio da PETROBRAS.

*Secretaria Estadual de Cultura -

Eva Doris - Superintendente de Artes

Cias e grupos - Cia Boto_Vermelho, CBTIJ, Fudidos Privilegiados, Belazartes, Caixa do Elefante, Trupe do Experimento, Canta, Brinca e Conta, Cia Medieval, Lúdico Produções, Cia Ana Barroso e Monica Biel, Cia Pequod, Fazenda da Arte, Pandorga, Bia Bedran, Atores de Laura, Contadores de Histórias, Irmãos Brothers, Off-Sina, Cia Teatro Arte Dramática, Cia Troppa de Fantoches em Cena, Cenanova Produções, Usina de Cidadania, Boa Praça, Crias da Casa, Muito Franca, Coletivo Shakespeare Livre, Clorys Daly Produções, Gabriel Bezerra Marionetes, Infantocata, Le Monde, Angel Viana, Mackeinse, entre muitas outras.

* Primeiro dia – 08 de janeiro: 14h às 18h.
Mesa de abertura, mediada por Ricardo Schöpke.

1- 14h às 15h:Apresentação global do projeto -
- Preenchimento dos livretos - a partir do rascunho impresso - em conjunto com a classe artística.

2- 15h às 16h:
- Histórico (Cia, ações voltadas para a infância e juventude e I Seminário Internacional).
- Citação aos parceiros Ministério da Cultura e PETROBRAS.
- Apresentação do PROJETO DE MAPEAMENTO DO SETOR DAS ARTES CÊNICAS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE. 
- Painel sobre a situação do teatro para a infância e juventude no Brasil.
- Situação atual dos estados já visitados pelo projeto de mapeamento.

- Apresentação do PROGRAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE CULTURA
3- 16h às 17h30m:
Painel sobre a situação do teatro para a infância e juventude em Belo Horizonte/Minas Gerais, com os convidados à mesa -
- O foco principal desta discussão será sobre a situação estadual e municipal do teatro para a infância e juventude no estado.

4- 17h30m às 18h30m:
- Finalização do preenchimento do PROJETO DE MAPEAMENTO DO SETOR DAS ARTES CÊNICAS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE.


* Segundo dia- 09 de janeiro: 14h às 16h:

Consultoria para o preenchimento dos livretos, para aqueles que não foram ao nosso primeiro encontro.

* Terceiro dia - 10 de janeiro:

Folga para o preenchimento do livreto.

* Quarto dia - 11 de janeiro: 10h às 20h.

(Fonte: Ricardo Schopke)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...