domingo, 28 de julho de 2013

Histórias dentro da História: Metodologia da História Oral com Base em Exemplo de Pesquisa com Verena Alberti.



Local
Museu da Imagem e do Som - MIS Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo - SP
Data
segunda-feira, 12 de agosto de 2013.
Inscrições a partir de 29/7/2013
Horário
9h às 16h
Vagas
120

Resumo da Palestra
A palestra abordará questões chave da história oral e os principais passos de uma pesquisa com essa metodologia, a partir do exemplo concreto do projeto "História do movimento negro no Brasil: constituição de acervo de entrevistas".


Sobre o Palestrante

Verena Alberti
 é coordenadora de Documentação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas e professora de história da Escola Alemã Corcovado, Rio de Janeiro. Formou-se em história pela Universidade Federal Fluminense, é mestre em antropologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em teoria da literatura pela Universidade de Siegen, Alemanha, e pós-doutora em ensino de história pelo Institute of Education da Universidade de Londres. Publicou, entre outros, Manual de história oral (FGV, 2004), Ouvir contar: textos em história oral (Ed. FGV, 2004) e, em co-autoria com Amilcar Araujo Pereira, Histórias do movimento negro no Brasil (Pallas, 2007). 


Marco Dreer Buarque, mestre em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas (FGV), especialista em Cinema Documentário pela mesma instituição, e possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Atualmente presta consultoria na área de preservação de documentos sonoros e audiovisuais (áudio e vídeo), envolvendo a conservação, a digitalização e a catalogação desses documentos.


(Fonte: Fundação Bunge)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...