quinta-feira, 13 de março de 2014

Palestra com o artista Tino Sehgal no auditório da Pinacoteca do Estado de S.Paulo.



A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta o trabalho de Tino Sehgal (Londres, 1976), atual vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza, 2013, maior destaque da última Documenta de Kassel, 2012, e um dos finalistas do Turner Prize, mais importante prêmio de arte contemporânea do Reino Unido. 

Artista inglês radicado em Berlim, esta é a primeira vez que Tino Sehgal mostra o seu trabalho no Brasil. Sua obra trata de questões de cunho social, político e econômico, além de provocar uma reflexão sobre os espaços designados à arte. Sehgal constrói situações que confrontam o contexto tradicional dos museus, com enfoque em gestos transitórios e sutilezas sociais de experiências vividas ao invés de utilizar objetos físicos.

Para a Pinacoteca de São Paulo, Sehgal irá propor “situações construídas” onde atores, dançarinos e cantores compõem o trabalho ocupando os espaços de circulação do museu. A seleção e audição desses profissionais em São Paulo será realizada no mês de Fevereiro, pelo próprio artista e também pela produtora Marcia Abujamra. 

A primeira apresentação acontece no dia 22 de Março a partir das 11h. As outras exibições acontecem ao longo dos meses de Março, Abril e Maio e podem surpreender o público visitante do museu em qualquer dia e horário. As situações construídas apresentadas na Pinacoteca são: Kiss em que bailarinos se apresentam em duplas e encenam cenas de beijos retratadas em pinturas; This is good onde cantores repetem o tema do trabalho continuamente e This is propaganda, em que manchetes de jornais são lidas para os visitantes. 

A vinda de Tino Sehgal para São Paulo é uma iniciativa da Pinacoteca de São Paulo, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil – RJ e tem o apoio do British Council e do Goethe-Institut como parte da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Tino também apresenta no CCBB Rio de Janeiro, o trabalho These associations (Essas associações) que ficará seis semanas em cartaz, a partir do dia 12 de março de 2014. No Rio de Janeiro, a mostra tem curadoria de Marcello Dantas com produção e direção do americano com descendência paquistanesa Asad Raza.

Sobre o artista

Tino Sehgal nasceu em Londres em 1976 e atualmente vive e trabalha em Berlim. Estudou na Universidade Humboldt, em Berlim, e Folkwang University of the Arts, de Essen. Tem realizado diversas exposições individuais ao redor do mundo, incluindo a mostra Unilever, Tate Modern, em Londres (2012); Tino Sehgal, Museu Guggenheim, Nova Iorque (2010); ICA, em Londres (2007, 2006, 2005), Kunsthaus Bregenz (2006), e no pavilhão alemão na 51 ª Bienal de Veneza (2005). Participou em numerosas exposições coletivas, tais como XII Documenta de Kassel (2013); After Nature, New Museum, em Nova York (2008); New British Art, Tate Trienal 2006, a Tate Britain, em Londres (2006), I promise it’s political, Museu Ludwig, de Colônia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...