segunda-feira, 14 de abril de 2014

FCC divulga calendário de editais do Fundo Municipal para 2014

Já está disponível para consulta o calendário de editais do Fundo Municipal da Cultura para 2014. Até junho, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) publicará 32 editais que totalizam R$ 8 milhões em recursos para o fomento de projetos culturais de diferentes linguagens artísticas. O calendário foi aprovado na última terça-feira (01) pela Comissão do Fundo Municipal de Cultura, que é composta por representantes da classe artística e do Poder Público. O grupo também aprovou a publicação de mais seis editais que estarão disponíveis para Consulta Pública na primeira quinzena de abril e terão suas inscrições abertas até o final do mês.

Para o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, a publicação do calendário e dos novos editais são partes do esforço da atual gestão para reorganizar a área de fomento da FCC. “O calendário facilitará o planejamento e a produção de obras culturais mais qualificadas. Já os novos editais ampliarão o fomento de obras de iniciantes e ações culturais nos bairros da cidade”, disse Cordiolli. Ele adiantou ainda que durante o mês de abril serão divulgadas informações detalhadas do novo registro geral de produtores, que irá desburocratizar a participação nos editais, e também o calendário do mecenato. "E no dia 5 de maio, promoveremos um Papo de Classe para discutir com os interessados a política de fomento do município", comunicou. O encontro será no Teatro Londrina (Rua Claudino dos Santos, 79, Memorial de Curitiba – Setor Histórico), a partir das 19h.

Segundo o Vice-Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e representante das artes visuais na Comissão do Fundo Municipal de Cultura, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, a divulgação do calendário representa um avanço. “Certamente os projetos apresentados irão ganhar em qualidade. Estamos discutindo a proposta da FCC em divulgar um calendário trianual. A medida ajudaria ainda mais a organização dos produtores culturais”, afirmou Luiz Gustavo em reunião do Fundo Municipal da Cultura.

A Diretora de Incentivo à Cultura da FCC, Maria Angélica da Rocha Carvalho, anunciou também a publicação do calendário de editais para 2015 ainda no segundo semestre deste ano. “A divulgação antecipada do cronograma permitirá aos artistas um melhor planejamento de projetos, além de facilitar a organização da classe. Nossa intenção é, a partir de 2015, divulgar o calendário trianual”, afirmou Angélica.

Novos editais – Entre as novidades para este ano estão os editais de Apoio ao Empreendedor Cultural, o edital para fomento da produção cultural nas Regionais, Fomento de Teatro para Infância e Juventude, Produção de Roteiro para filmes e Produção de Piloto de Séries.

Outra boa notícia para a classe artística é a volta do edital Oraci Gemba para produção de textos para teatro e dos editais de Circulação Nacional de Filmes Curitibanos e Circulação Nacional de Obras Culturais Curitibanas.

Para saber mais clique aqui.

(Fonte: FCC)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...