Tour virtual pelo Centro Histórico de Curitiba: uma visita em 3D, já está no ar!

(Fotos: Ricardo Macedo)
Meu primeiro projeto inscrito através da lei de incentivo municipal de Curitiba, modalidade iniciante, conhecido por mecenato, foi executado pela Index Informação Integrada, empresa paranaense proponente do projeto em 2012, da qual fui funcionária e responsável pela elaboração, adequação e conteúdo do projeto para inscrição no Edital aberto naquele ano pela Fundação de Cultura de Curitiba. Apesar de não ter participado da execução e meu nome não constar do trabalho uma vez que deixei a empresa no inicio de 2013, fico feliz em saber que o trabalho foi realizado pelo proponente com patrocínio do Grupo Positivo e entregue para cidade de Curitiba.


O Tour virtual pelo Centro Histórico de Curitiba: uma visitaem 3D proposto pela Index Informação Integrada e aprovado pelo Mecenato subsidiado 2012 da Fundação de Cultura de Curitiba utiliza imagens, textos e sons para mostrar espaços físicos através de recursos multimídia, possibilitando que as pessoas tenham a sensação de estar no ambiente e permitindo a visualização dos diferentes ângulos de um objeto. O tour virtual leva a assinatura do especialista Ricardo Pedrosa Macedo.

O tour virtual aproxima o usuário o máximo possível do realismo, devido a sua forma e interatividade. O usuário pode escolher os locais e os detalhes de seu interesse durante a visita virtual.

A novidade ficará por conta das opções de audiodescrição e janela de LIBRAS, que atendem as questões de acessibilidade para a pessoa com deficiência.

A visita virtual contribui para que os usuários tenham interesse em visitar pessoalmente os locais divulgados, entre os pontos destacados no roteiro estão: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas; Museu de Arte Sacra; Casa Vermelha; Casa Romário Martins; Bebedouro do Largo da Ordem; Feira de Arte e Artesanato; Casa Hoffman; Casa da Memória; Igreja do Rosário; Casa do Artesanato; Casa João Turin;  Memorial da Curitiba; Centro Juvenil de Artes Plásticas; MPB – Conservatório de Música Popular Brasileira; Ruínas de São Francisco; Belvedere; Museu Paranaense; Palacete Wolf; Relógio das Flores; Mesquita Mulçumana; Igreja Presbiteriana Independente.

O projeto do tour virtual pelo Centro Histórico de Curitiba é por si só, democrático, amplo e de abrangência ilimitada devido à tecnologia utilizada. Ele foi pensado para ser mais que uma ferramenta tecnológica, aproveitando o caráter didático e educacional que os espaços de memória e história possuem.

Além do visitante virtual, ele auxiliará antes e depois de visitas físicas aos pontos destacados no roteiro, em especial em períodos que antecedam grandes eventos do calendário sócio-cultural da cidade, como por exemplo: a Copa de 2014, momento em que a cidade de Curitiba receberá delegações, torcedores e muitos visitantes.


(por Meg Mamede originalmente para o site da Index Informação Integrada, 2012)