segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cruz Machado realiza 1ª Feira Gastronômica.

Com o objetivo de fortalecer a cultura típica e sua culinária, apresentar produtos locais, fomentar o desenvolvimento e os produtos da agricultura local, a Prefeitura de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu na sexta-feira, 8, sábado, 9, e domingo, 10, a 1ª Feira Gastronômica.

O evento gastronômico reuniu diferentes expositores e entidades que ofereceram inúmeros pratos e guloseimas para satisfazer aos mais variados paladares dos visitantes. Durante os três dias de evento houve muita animação com apresentações artísticas e claro muitas delícias na praça de alimentação, exposição de produtos locais, exposição de artesanatos e stands e barracas expositivas.

A feira começou na sexta-feira com a realização do curso de Gastronomia Oriental, que foi oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A atividade proporcionou o desenvolvimento de pratos da culinária oriental aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene, além da produção de receitas da culinária oriental. Ainda na sexta-feira aconteceu a abertura oficial e as apresentações dos Grupos do Barracão das Artes e do Grupo Folclórico Ucraniano Jettiá.

(Oficina "Cozinha Tradicional Revisitada com Meg Mamede -  Fotos: Marcelo Kloczko)

No sábado foi dada continuidade do curso de Gastronomia Oriental. A Meg Mamede ofereceu as oficinas “Cozinha Tradicional Revisitada” e “Cozinhar: Um Ato de Transformação”. Durante as atividades do Cozinhar: Um Ato de Transformação os participantes debateram questões sobre os tempos de fast life, fast food e tanta tecnologia, que cozinhar do zero e se alimentar junto à família é algo que deve ser resgatado e preservado, assim como as memórias que a comida e a reunião em torno dela nos proporcionam. As ações da Cozinha Tradicional Revisitada envolveram atividades culinárias com produtos da nossa região, tendo o pinhão como o principal ingrediente. Também foi realizada uma apresentação contemporânea dos pratos que foram degustados pelos participantes do encontro.

Ainda no sábado foi realizada a “Oficina Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, que foi ministrada pela nutricionista Marceli Wurr, sobre atividades de procedimentos dos processos corretos na manipulação dos produtos, a fim de evitar os perigos a que os alimentos estão sujeitos, sua prevenção, controle e efeitos sobre a segurança dos alimentos e a saúde.

A noite de sábado foi animada pelas apresentações do Quinteto de Metais Ferro Velho e do Grupo Folclórico Spomen.

No último dia do evento, no domingo, houve um delicioso almoço com pratos típicos da nossa cultura regional, apresentações das escolas municipais em homenagem ao dia das mães.


(Fonte: PM Cruz Machado)

***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...