sexta-feira, 29 de abril de 2016

Próximo Fórum de Fomento à Cultura promovido pelo MinC acontece em Curitiba.



O “IX Fórum de Fomento à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura”, que vai acontecer em Curitiba, no Paraná, nos dias 11 e 12 de maio, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Diversas atividades de interesse do produtor cultural compõem o evento, que acontece em paralelo à 244ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), mais uma vez agrupada para analisar projetos culturais de todo o país que se candidataram à autorização para captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet.

A CNIC

Órgão colegiado de assessoramento integrante da estrutura do MinC, a CNIC é responsável por analisar e dar parecer sobre aprovação de projetos culturais que se candidatam à captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet. O grupo, com 21 membros externos, entre titulares e suplentes, é formado por representantes dos setores artísticos, culturais e empresariais, em paridade da sociedade civil e do poder público, oriundos das cinco regiões brasileiras, representando as áreas das artes cênicas, do audiovisual, da música, das artes visuais, do patrimônio cultural, de humanidades e do empresariado nacional. Com uma agenda mensal de reuniões que se revezam, desde 2011, entre a capital federal e encontros itinerantes em cidades de diferentes regiões do país, a CNIC já percorreu 25 cidades de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em 2016, a itinerância já foi a Parnaíba, representando o Nordeste do Brasil, e, depois de Curitiba, haverá mais três encontros em cidades das demais regiões do país.

PROGRAMAÇÃO

11 de maio (quarta-feira), 9h30 às 13h00 - Atendimento ao proponente no âmbito do incentivo fiscal federal

Local: Laboratório de informática, 2º piso – Bloco Amarelo

Para quem possui projetos prontos para inscrição ou inscritos no Salic, nas fases de apresentação, aprovação, execução ou prestação de contas (atendimento por ordem de chegada)

11 de maio (quarta-feira), 14h30 às 19h00 - Mesas redondas e encontros setoriais

Local: Auditório Tristão de Athaíde – Bloco Amarelo

Para produtores, artistas, agentes culturais, profissionais do setor público e privado da cultura, docentes das áreas da cultura, estudantes e público em geral.

14h00 às 14h30: Cadastramento

14h30 às 15h00: Abertura oficial com presença de autoridades

15h00 às 16h00: Palestra sobre fomento à cultura no Brasil - Com Carlos Paiva (secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura)

16h00 às 17h20: Mesa-redonda Políticas de Fomento à Cultura nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal - Com Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba

17h20 às 17h40: Coffee-break

17h40 às 19h00: Encontros setoriais com a CNIC – debate sobre a realidade da produção cultural local

12 de maio (quinta-feira), 9h30 às 12h30 e 14h30 às 18h00 - Oficina de Projetos Culturais: do planejamento à prestação de contas + SALIC: o escritório virtual do proponente.

Local: Auditório John Henry Newmann – Biblioteca

Capacitação para proponentes iniciantes e interessados em aprender a conduzir um projeto cultural no âmbito do incentivo fiscal da Lei Rouanet, incluindo instruções sobre o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic).

9h00 às 9h30: cadastramento

9h30 às 12h30: Planejamento do projeto cultural + Elaboração da proposta cultural

14h30 às 18h00: Acompanhamento e execução do projeto cultural + Prestação de contas


SERVIÇO

IX Fórum de Fomento à Cultura: O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura
Curitiba – Paraná

Data: 11 e 12 de maio de 2016

Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Campus Curitiba, Bloco Amarelo (Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho)


(Fonte: FCC)

***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...