sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação.


Há quase três anos venho trabalhando na efetivação de um grande desejo, a empreitada de uma mostra internacional de cinema cujos eixos norteadores são a Cultura e a Alimentação. Assim nasce a Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação.

A paixão e gosto pelo cinema vêm desde muito cedo, alimentado pelas sessões de filmes italianos e de western junto ao Sr. Mamede, meu saudoso pai, época em que aprendi muito e fiz muitas viagens sem sair do sofá da sala. Somado a isso a curiosidade pela cozinha, algo que deixei de lado por alguns anos mas que na idade adulta e por conta de uma memória afetiva retornou com força.

Foi após a criação do meu blogue “Cozinha da Meg Mamede” em 2014 que este projeto começou a ganhar forma. De lá para cá, lendo, experimentando receitas e práticas e sobretudo pesquisando acabei encontrado um número muito grande de filmes, em especial documentários cuja temática gira em torno da alimentação, foi então que resolvi fazer um blogue só para essas produções. Com a criação do Cinema e Alimentação a semente da tão sonhada mostra de cinema estava plantada.

O blogue em questão e todas suas publicações servem de base para pesquisa e seleção, a chamada curadoria dessa que será uma mostra de cinema dedicada à nossa terra e tudo que dela obtemos. A escolha da cidade de Bituruna, no interior do Paraná, está diretamente ligada à minha relação com a cidade e sua gente e sobretudo com a relação orgânica que a cidade tem com a terra. Uma região de vinícolas e produção artesanal de massas e outros produtos alimentares com uma vocação natural para a enogastronomia, o turismo de experiência e a hospitalidade.

Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, nos próximos dias o projeto estará apto para captação, uma das etapas mais difíceis da empreitada. O projeto que desde o início conta com o apoio da COMTUR e da Prefeitura Municipal de Bituruna, visa fomentar ações locais, difundir a cultura e alimentação biturunense, regional e global, já que se trata de uma mostra internacional, através do cinema e de forma gratuita, acessível e democrática.

Em breve mais informações sobre  o evento que pretende fazer parte do calendário de atividades da encantadora Bituruna/PR, levando informação e diversão através de muitas atividades ao longo dos quatro dias de mostra.

Fique atento e conheça as novidades no Cultura in Company e no Cinema e Alimentação.


Produtora Cultural e Blogueira

***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...