Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação.




Há quase três anos venho trabalhando na efetivação de um projeto, a empreitada de uma mostra internacional de cinema cujos eixos norteadores são a Cultura e a Alimentação. Assim nasce a Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação.

A paixão e gosto pelo cinema vêm desde muito cedo, alimentada pelas sessões de filmes, italianos e de western, junto ao Sr. Mamede meu saudoso pai, época em que aprendi muito e fiz muitas viagens sem sair do sofá da sala. Somado a isso a curiosidade pela cozinha, algo que deixei de lado por alguns anos, mas que na idade adulta e por conta de uma memória afetiva retornou com força.

Foi após a criação do meu blogue Cozinha da Meg Mamede” em 2014 (hoje fora do desde 2017) que este projeto começou a ganhar forma. De lá para cá, lendo, experimentando receitas e práticas, sobretudo pesquisando acabei encontrado uma vasta produção de filmes, em especial documentários, cuja temática gira em torno da alimentação. Foi então que resolvi fazer um blogue só para essas produções e criei o Cinema e Alimentação” (fora do ar desde 2020), com isso a semente da tão sonhada mostra de cinema foi plantada.

O blogue em questão e todas suas publicações servem(serviram) de base para pesquisa e seleção, a chamada curadoria dessa que será uma mostra de cinema dedicada à "Nossa Terra" e tudo que dela obtemos. A escolha da cidade de Bituruna, no interior do Paraná, está diretamente ligada à minha relação com a cidade e sua gente e sobretudo com a relação orgânica que a cidade tem com a terra. Uma região de vinícolas, erva-mate, produção artesanal de massas e outros produtos alimentares que possui vocação natural para a enogastronomia, para o turismo de experiência e hospitalidade.

Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura em 2016, o projeto esteve apto para captação por dois anos. Foi uma das etapas mais difíceis da empreitada e infelizmente não obtivemos êxito. O projeto que desde o início conta com o apoio da COMTUR e da Prefeitura Municipal de Bituruna, visava fomentar ações locais, difundir a cultura e alimentação biturunense, regional e global, já que se trata de uma mostra internacional, através do cinema de forma gratuita, acessível e democrática.

Fique atento e conheça as novidades no Cultura in Company.


(Atualizado em 16/01/21 por Meg Mamede)

***