Ecomuseu da Itaipu recebe a exposição “Meu Coração de Polaco Voltou”.

(Foto: José Vieira)


A exposição “Meu Coração de Polaco Voltou” apresentada em 2015 pela Casa da Cultura Polônia Brasil e  Família Leminski, em sua sede na capital paranaense, continua sua itinerância. Depois de passar por Porto Alegre, RS, e São José dos Pinhais, PR, a exposição chega ao Ecomuseu da Itaipu na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná.

A exposição que conta com o patrocínio da Itaipu e o apoio do Consulado Geral da Polônia em Curitiba desde seu lançamento, explora a origem e a influência polonesa na obra do escritor curitibano Paulo Leminski e faz um recorte histórico através da genealogia da família. São documentos originais e painéis destacando memórias históricas e aspectos da obra do autor que demonstram suas raízes eslavas e apresenta também um trecho do documentário “Vida e Sangue de Polaco” do premiado diretor Sylvio Back. 

(Fotos: José Vieira)


Com curadoria das filhas Aurea e Estrela Leminski a exposição que foi inaugurada no último dia 8, e estará aberta ao público até 30 de setembro, contou com a presença da Família Leminski, da presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, Sra. Schirlei M. Freder, do Sr. Consul Geral da Polônia em Curitiba, o Sr. Marek Makoviski, do então diretor da Itaipu Binacional Jorge Samek e demais autoridades, além de toda equipe do projeto, imprensa local, funcionários da Itaipu e grande público.


(Foto: Meg Mamede)


Segundo a Itaipu “a exposição ‘Meu Coração de Polaco Voltou’ marca o retorno de Paulo Leminski à instituição” que em 2013 teve uma visitação recorde de cerca de 130 mil pessoas com a exposição “Múltiplo Leminski”. Para os realizadores, poder levar o projeto para o Ecomuseu da Itaipu na cidade Foz do Iguaçu, para um espaço com grande fluxo de visitação nacional e internacional, é uma grande alegria. Esta ação contempla a tão desejada democratização da cultura e alcança outros públicos, para além da comunidade polono-brasileira já atendida pelas atividades que a Casa da Cultura Polônia Brasil realiza em Curitiba e outras cidades do Paraná desde sua fundação em 2012.

Na noite de 8 de março na qual se comemorou o “Dia Internacional da Mulher” o Ecomuseu da Itaipu inaugurou simultaneamente as exposições “Poeta Alice” e “Meu Coração de Polaco Voltou” numa simbiose poética, onde o que prevaleceu foi a arte e a alegria do encontro, ocasião na qual a poeta Alice Ruiz, convidada de honra, foi homenageada por todos os presentes.


Serviço

O que: Exposições "Meu Coração de Polaco Voltou" e “Poeta Alice”

Onde: Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu – PR.

Quando: de 8 de março a 30 de setembro

Quanto: R$ 12 (moradores dos municípios vizinhos ao Lago de Itaipu não pagam)

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br


(por Meg Mamede para a CCPB)

***