quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Sobre a 19ª edição do USP International Conference In Accounting.

Entre os dias 24 e 26 de julho, o Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) realizou a 19ª edição do USP International Conference In Accounting, simultaneamente à 16ª edição do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Os eventos contaram com a presença de renomados congressistas estrangeiros, bem como a realização de inúmeros painéis concorrentes nos quais foram apresentados trabalhos acadêmicos de alto nível, trazendo para discussão temas atuais e relevantes nas áreas de Contabilidade e Controladoria.

Rogério Oliveira na abertura da 19ª edição do  USP International Conference In Accounting e 16ª edição do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, realizados na FEA-USP

Rogério Cesar de Oliveira, diretor do Cultura in Company, prestigiou o congresso, tendo participado de palestras, fóruns e workshops. “Foram três dias extremamente produtivos”, afirma. “Fiquei particularmente impressionado com a variedade, amplitude e nível dos trabalhos acadêmicos apresentados. A exposição de temas como ciência de dados, ativos intangíveis, relatórios integrados, gestão orçamentária, IFRS, transparência no setor público, desafios da Controladoria, business analytics, entre tantos outros mostraram que profissionais e acadêmicos devem estar sempre atentos às transformações que vem ocorrendo nos ambientes interno e externo das organizações, sejam elas privadas ou públicas; com ou sem fins lucrativos.”
Palestra do Prof. Kenneth Merchant sobre o papel da Contabilidade na responsabilidade social corporativa.

Experimentando um crescente processo de internacionalização, na edição deste ano as atividades foram abrilhantadas com a presença do(a)s conferencistas Kenneth A. Merchant, Ph.D; Laura Girella, Ph.D; e Panagiotis Andrikopoulos, Ph.D.
A conferencista Laura Girella discorrendo sobre os avanços na produção de relatórios integrados.

Kenneth Merchant, que é professor de contabilidade na Universidade do Sul da Califórnia, realizou apresentação abordando relações e cenários de integração entre responsabilidade social corporativa e a ciência contábil. Laura Girella, integrante do Conselho Internacional de Relato Integrado  e pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Ca’Foscari de Veneza (Itália), trouxe para discussão questões relativas a relatórios corporativos integrados e os principais desafios de se levar a informação contábil e novos patamares, buscando-se a adoção de reportes não apenas com informações financeiras e pretéritas, mas também mensurações não financeiras e reputacionais, contribuindo para a visualização de cenários futuros dentro do contexto das organizações. Por sua vez, Panagiotis Andrikopoulos, professor de finanças na Universidade de Conventry (Inglaterra), trouxe como tema de sua palestra a proposição de um modelo teórico e científico para mensurar o nível de adoção / aderência de aspectos relacionados à responsabilidade social corporativa.   
Panagiotis Andrikopoulos, da Universidade de Conventry, apresentando a proposição de modelo teórico e científico relacionado à adoção da responsabilidade social corporativa nas organizações.

Em relação aos temas abordados pelo(a)s palestrantes estrangeiros, Rogério vê pontos em comum nas abordagens. “Cada vez mais a responsabilidade social corporativa vem deixando de ser um discurso meramente retórico para se tornar um ponto relevante e decisivo na gestão empresarial. Todos os recursos que ingressam no contexto operacional de uma entidade – financeiros, tecnológicos, humanos, materiais – são finitos e/ou limitados, assim fazer o uso mais sustentável e racional possível dos mesmos na produção de produtos e serviços, e reportar esse processamento da forma mais abrangente e transparente possível à sociedade é uma forma da organização alcançar vantagens competitivas.”
Apresentação do Prof. Márcio Borinelli sobre o papel da Controladoria nas organizações.

Um dos painéis realizados no evento focou no papel do controller nas organizações. Apresentado pelos professores da FEA-USP Márcio Borinelli e Wellington Rocha, trouxe abordagens importantes em relação ao que se espera da Controladoria na gestão empresarial. Inclusive, o Prof. Márcio Borinelli, em tese de doutorado apresentada em 2006, propôs a formulação de uma Estrutura Conceitual Básica da Controladoria, haja visto que até então não havia um estabelecimento claro na literatura – nacional e estrangeira – acerca das atribuições da Controladoria e como a mesma se relaciona com o processo de tomada de decisão. A citada apresentação certamente contribuiu para uma visão mais clara acerca do tema.

O saldo final foi extremamente positivo, tendo-se em vista a troca de conhecimento e experiências obtida nos eventos. Desde já, aguardamos a edição 2020!

***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...