Projeto aprovado pela Lei de
Incentivo à Cultura Federal que está em fase de captação de recursos visa a
realização de uma Mostra Internacional de Cinema cujos eixos norteadores são a
Cultura e a Alimentação e acontecerá em Bituruna no interior do Paraná.
Com a crescente demanda na
produção audiovisual de documentários e filmes ficcionais com temática
alimentar, festivais e mostras internacionais criaram categorias para receber e
exibir esses filmes. Mais que isso, ao longo da última década muitos festivais
foram criados para os chamados Food Films
e Wine Films e não é à toa, já
que a questão do futuro da alimentação é assunto que interessa a todos.
O eixo que norteia a Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e
Alimentação, já destacado
aqui, é tão importante que ganhou a atenção de diretores e produtores de cinema
e audiovisual do mundo todo, que de maneira engajada e esclarecedora têm levado
as questões da terra e da produção de alimentos para as telas do cinema com o
protagonismo que o assunto merece.
Por quê patrocinar?
Muito tem se falado em
investimentos em cultura por parte da iniciativa privada. Mas o que é isso?
Qual o motivo que leva uma empresa estabelecida no Brasil a destinar uma parte
dos tributos que destina ao fisco para um projeto cultural?
A cultura é um elemento que une
os seres humanos, é através dela que nos reconhecemos como grupo e nos
organizamos como sociedade. Neste sentido, cada manifestação cultural, desde as
mais tradicionais até as contemporâneas contribuem para dar, e fortalecer,
identidade a um grupo.
Quando uma empresa investe em
cultura, em primeiro lugar está ajudando a sociedade a garantir que cada
indivíduo se reconheça como parte de um grupo, num exercício de cidadania.
Nos dias atuais a indústria
criativa, onde está inserida a indústria da cultura como arte propriamente dita
e por meio das várias linguagens artísticas, tem gerado muitos empregos,
fazendo com que o investimento em projetos culturais resulte em maior
desenvolvimento econômico e social sob os aspectos local, regional e nacional
também.
E finalmente, investindo em
cultura, uma empresa acaba tendo sua marca e seus produtos associados ao
projeto. Significa dizer que este investimento acaba sendo uma estratégia de
marketing, que alcança um número muito grande de pessoas que têm afinidades com
o conteúdo cultural vinculado.
Desta forma, investir em cultura
é uma atitude socialmente construtiva e institucionalmente positiva para sua
empresa!
Para saber mais sobre a Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação
e como patrocinar, entre em contato conosco.
***