O Cinema e Alimentação está de volta.


O site Cinema e Alimentação foi encerrado em 2020. Após um hiato nas publicações do Instagram, o canal, com foco na cultura alimentar através do cinema, acaba de retornar e ganha mais um espaço, agora também no YouTube.

As resenhas e comentários sobre produções do cinema e TV com temática alimentar se dividirão entre postagens no Instagram, com fotos e vídeos curtos para o IGTV, e vídeos mais elaborados para o canal no YouTube. 

Com pesquisa, curadoria e tradução de Meg Mamede, a ideia é trazer notícias de festivais e mostras de cinema que acontecem no Brasil e no mundo cuja temática e programação tenham relação direta com as tags food film e wine film.

Essas tags são adotadas por vários sites quando o assunto são filmes que tenham como temática a cultura alimentar e o segmento da produção de vinhos. Elas servem para categorizar esses segmentos, em sua maioria documental, que cresce cada vez mais. Além disso grandes eventos de cinema, festivais e mostras, utilizam essa terminologia para indicar sessões.

Serão apresentados lineups e produções inéditas no Brasil. Devido à pandemia global de Covid-19 muitos festivais não tiveram edição em 2020 - alguns adiaram seus eventos e outros adotaram modelos híbridos onde sessões presenciais com público reduzido se alternam com exibições através de plataformas de streaming, ainda assim a produção do setor não parou e muitos filmes foram submetidos para seleção e prêmios. 

O canal criado em 2016 nasceu em 2014 como uma sessão dentro de outro site e ganhou vida própria com o protagonismo da cultura alimentar nas produções fílmicas da última década. Durante os quatros anos de existência o canal comentou cerca de duas mil produções em quase 300 publicações e deu a conhecer festivais e mostras de cinema realizadas em todos os continentes.

O conteúdo dos canais são resultado de pesquisa e seleção de quem há tempos acompanha de perto o segmento com olhar atento e muita afetividade.

Para não perder nada, siga o Cinema e Alimentação no Instagram e no YouTube e não esqueça de ativar as notificações, assim você ficará sabendo em primeira mão de todas as novidades.