Portal Polonidade no Brasil: Memória e Legado – Emilia Piaskowski.


(Lançamento do portal "Polonidade no Brasil: Memória e Legado" / Foto: CCPB)


Em 2019 participei da criação do portal “Polonidade no Brasil: Memória e Legado” um projeto desenvolvido pela Casa da Cultura Polônia Brasil, com sede em Curitiba, ainda na gestão da presidente Schirlei Freder, responsável pelo projeto.

Em novembro daquele ano o portal foi lançado por iniciativa da CCPB, criado em alusão às comemorações dos 150 anos da imigração polonesa ao Brasil, um canal pensado e desenvolvido para servir como uma opção de construção, consulta e difusão pública da cultura polono-brasileira divulgando a história de importantes atores, ao narrar suas memórias, contribuições e legados e é destinado a todos os públicos que têm interesse na cultura polonesa no Brasil e no mundo.

O portal que futuramente será trilíngue (português, polonês e inglês), tem o objetivo de dar visibilidade à história de pessoas, grupos e organizações que têm um vínculo com cultura do seu país ancestral criando um diálogo importantíssimo com a história de outros grupos e pessoas radicadas fora da Polônia, que de alguma maneira se ocupam da manutenção e salvaguarda da memória e do legado dentro de suas comunidades.


(Emilia Piaskowski em casa / Foto: Meg Mamede)


Hoje 9 de fevereiro é um dia muito especial, a artista paranaense nascida em Curitiba, Emilia Piaskowski, conhecida por sua dedicada trajetória junto à cultura polono-brasileira e por ser referência quando o assunto é a Wycinanka, faz 93 anos. Em 2016 escrevi sobre a artista para o site da CCPB por ocasião de evento promovido pela instituição e tive o prazer de visitá-la em sua casa onde ela me contou um pouco de sua história e trajetória.

Para celebrar essa data publicamos hoje no portal “Polonidade no Brasil: Memória e Legado” um biografema, de minha autoria, contando algumas passagens e detalhes da vida dessa grande mulher, artista popular representante da cultura polono-brasileira e da classe artística paranaense.

Para conhecer esta e outras histórias acesse: https://polonidadenobrasil.org.br/

***