Polonidade Convida: Meg Mamede

O Polonidade Convida é uma iniciativa do portal Polonidade no Brasil: Memória e Legado para promover temas transversais à polonidade e para atingir novos públicos interessados no conteúdo do portal, mediado pela Schirler Freder, ex-presidente da CCPB - Casa da Cultura Polônia Brasil e coordenadora do projeto.

Nesse primeiro encontro, o portal convidou a historiadora e produtora cultural Meg Mamede (fundadora do Cultura in Company) para uma conversa sobre a “Importância da memória e da História no contexto do projeto polonidade no Brasil”. Lembrando que ela participa da produção do portal desde sua criação e tem contribuído com pesquisa e redação de verbetes publicados no site do projeto.

Nesse vídeo publicado no canal de YouTube do portal ela destaca questões como: diferenças entre história e memória, o que são fontes históricas, a importância da história oral e fala em linha gerais da  importância para sociedade da criação de projetos como o portal Polonidade no Brasil.

Ao final ela fala de sua experiência na construção do portal e indica dois filmes que podem ajudar a entender um pouco mais sobre os temas tratados no vídeo, são eles: "Narradores de Javé" de Eliane Caffé (Brasil, 2003) e "Uma Cidade sem Passado" título original "Das schreckliche Mädchen" de Michael Verhoeven (Alemanha, 1990).



***