Workhosp sobre "O Vinho no Cinema" no II Festival Vinopar que rolou em outubro no MON.

(Meg Mamede - Workshop "O Vinho no Cinema" / Foto: Lu Oliveira)

No último mês de outubro aconteceu no MON - Museu Oscar Niemeyer a o II Festival Vinopar, edição de primavera promovido Vinopar do Vinho Paranaense. Evento que apresentou ao público para degustação e compra 50 rótulos de vinhos, espumantes e derivados produzidos no Paraná.







A fundadora do Cultura in Company marcou presença no evento no sábado, 19, apresentando o workshop "O Vinho no Cinema". Segundo Meg Mamede, a oportunidade de levar temáticas da cultura alimentar a variados públicos tendo o cinema como instrumento é algo que tem muita força fora do país e já começa a ter interessados por aqui. O cinema e a alimentação são alguns dos temas de sua pesquisa e curadoria.


Na ocasião as vinícolas da Grande Curitiba e do interior do Paraná puderam divulgar suas ofertas de passeios de enoturismo que incluem visitas guiadas a vinhedos e vinícola, restaurantes, degustações harmonizadas e áreas de lazer e descanso na natureza do campo. Muitas das vinícolas paranaenses já colecionam premiações em concursos nacionais e internacionais pela qualidade dos seus vinhos e espumantes.

Segundo o sommelier Wagner Gabardo, executivo da Vinopar, que é a Associação dos Vitivinicultores do Paraná, a ideia é promover uma enogastronomia local, estimulando e habituando o público a consumir pratos com vinhos produzidos regionalmente. E tal como a edição anterior do festival, realizada em maio último, a programação inclui palestras sobre temas como a importância da poda das videiras, a adaptação de variedades viníferas na região metropolitana de Curitiba e a elaboração de derivados do vinho como grapa e vermouth.

Um dos destaques foi a apresentação do REVITIS – programa de revitalização da viticultura no Paraná, conduzida pelo agrônomo Ronei Andretta. Ocorreram também palestras em diálogo com o vinho e outras áreas como: vinho no cinema, vinho e jornalismo e cultura alimentar. (Fonte: Contraponto)

***