Livro é um marco no registro da imigração polonesa no Brasil.



A publicação traz depoimentos e fatos inéditos e será lançada com uma exposição de fotos históricas.


Uma parte da trajetória dos poloneses no Paraná é contada por meio da história da mais antiga Sociedade da Imigração Polonesa no Brasil e América Latina no livro Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko: 125 anos de contribuição para a construção do Brasil, que será lançado no dia 17 de junho, às 19h, na Sede da Sociedade. Em paralelo ao lançamento do livro, haverá exposição com fotos que contam a trajetória da edificação e da organização dos poloneses na instituição ao longo deste período de mais de um século. 

O livro, organizado por Schirlei Mari Freder e Denise Sielski, com pesquisa e texto de autoria dos historiadores Tatiana Marchette e Vidal Costa e produção de Schirlei Freder da Creare e Meg Mamede do Cultura in Company, foi viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com incentivo da Copel, e descreve o surgimento da instituição urbana que se tornou um ponto de referência da comunidade polonesa no Paraná e no país ao unir a comunidade, divulgar suas tradições e costumes, promover o auxílio mútuo e prestar assistência aos compatriotas recém-chegados.

A partir de informações históricas relevantes e inéditas, são relatados os tempos pioneiros vividos pela comunidade polonesa, na cidade de Curitiba, como as dificuldades ocorridas por causa dos desdobramentos da Revolução Federalista, ao longo do governo Vargas e no Estado Novo e também no período em que a Polônia estava sob o regime comunista. Os poloneses no Brasil viveram períodos de perseguição e discriminação por parte do governo, momentos lembrados pelos descendentes quando fazem referência à  política de nacionalização dos anos 1930 e às tensões do pós-guerra nos anos 1950 e 1960.

Os percalços não impediram a mistura entre culturas e o florescimento de outra vida na nova pátria. Nas páginas do livro são contadas essas histórias de desafios, com destaque para o ânimo permanente dos sócios da Tadeusz Kosciuszko e para a luta com o intuito de acessar as políticas públicas que permitissem a manutenção do prédio da Sede da Sociedade.  São contadas, ainda, histórias de perseverança, paciência e boa-fé, que resultaram em sucessos e glórias.

A publicação também recupera lembranças do tempo em que o salão da Sede Social abrigava cursos, bailes tradicionais, escola, ensaios do Grupo Folclórico Polonês  do Paraná, discotecas e várias comemorações que traziam e trazem a marca da polonidade. Marcas que Curitiba já incorporou ao saborear um pierogi, apreciar a boa vodka, ouvir Chopin ou passear pelos caminhos do Bosque do Papa.





Lançamento do livro  Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko: 125 anos de contribuição para a construção do Brasil.

Data: 17 de junho
Horário: 19h

Local: Sociedade Polono-Brasileira Tadeuz Kosciuszko - Rua Ébano Pereira, 502 - São Francisco
Ingresso: gratuito









Exposição Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko: 125 anos de contribuição para a construção do Brasil Organizada com  algumas das fotos que ilustram o livro e contam a trajetória da edificação da Sociedade e da organização dos poloneses na instituição ao longo desse período a exposição tem curadoria de Meg Mamede (Cultura in Company) e Schirlei M. Freder (Creare Consultoria).

Data: 17 de junho a 16 de setembro
Horário: 9h às 11h30 - 14h às 17h (2 a 6a feira)
*somente visitas agendadas pelo e-mail stkcuritiba@gmail.com
Local: Sociedade Polono-Brasileira Tadeuz Kosciuszko - Rua Ébano Pereira, 502 - São Francisco
Ingresso: Gratuito 


(ASCOM- STK)

***